1 COMO ELABORAR O ROTEIRO METODOLÓGICO DA PESQUISA
Metodologia é um conjunto de elementos articulados entre teoria, tema, problema de pesquisa, questões norteadoras da pesquisa, hipóteses, objetivos (geral e específico), técnicas de pesquisa; método de investigação e instrumentos de coleta de dados.
A elaboração de um roteiro metodológico para descrever as etapas da elaboração e execução da pesquisa e que contemple os seus elementos é necessária para servir de guia para o pesquisador.
A elaboração deste roteiro se justifica porque serve de guia no percurso lógico para o pesquisador obter as respostas das questões norteadoras da pesquisa e corroborar as hipóteses formuladas acerca do problema da pesquisa.
O roteiro consta de duas etapas, a teórica (polo teórico) e a técnica (polo técnico). Bruyne, Herman e De Schoutheete (1991) afirmam que o polo técnico é o momento da observação do relatório dos fatos, enquanto o polo teórico é o momento da interpretação e explicação dos fatos.
A etapa teórica consta dos seguintes passos:
Primeiro passo: levantamento bibliográfico sobre o tema
Segundo passo: seleção e triagem dos secundários.
Terceiro passo: conscientização de um problema de pesquisa.
Quarto passo: elaboração das questões norteadoras de pesquisa. Após a conscientização do problema, foram elaboradas quatro questões geradoras de pesquisa. Essas questões referem-se à problemática, à realidade ou ao contexto, que pressionam a ocorrência do problema de pesquisa e sua complexidade.
Essa problemática é relevante porque, de forma provisória, revela as relações e causas possíveis do problema de pesquisa;
– Quinto passo: elaboração do problema de pesquisa. Corresponde também ao objeto de pesquisa, eixo problematizador ou foco da pesquisa. A sua elaboração consistiu em agrupar as questões geradoras da pesquisa em uma única.
O problema de pesquisa formulado em única pergunta se torna relevante devido ao fato de expressar uma relação lógica que abrange desde o tema até as questões geradoras de pesquisa;
– Sexto passo: elaboração das hipóteses e dos objetivos geral e específicos.
Portanto, a sua comprovação requer a elaboração de um polo técnico com a finalidade de servir de guia na coleta dos dados primários. Este polo abrange desde a escolha do tipo de Pesquisa e do método de Investigação até as conclusões.
REFERÊNCIAS
BRUYNE, P. de; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. 3. ed. Tradução de Ruth Joffily. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.
Comentários